O momento em que pessoas da comunidade LGBTQIA+ entendem sobre sua orientação sexual é sempre complexo com um misto de emoções. Esse mangá pode ter gatilhos para pessoas da comunidade, então leia tendo isso em mente!
Para Sono Odajima, o dia que percebeu que gostava de homens criou uma cicatriz na sua família e em si mesmo, a partir desse momento constante foi lembrado de que deveria gostar de mulheres e nunca seguir um caminho que machucasse ainda mais a sua mãe. Para realizar esse desejo egoísta, ele se tornou um adolescente frívolo que deitava com todas as meninas da escola para provar a si que estava tudo bem ignorar o sua orientação sexual. E assim viveu seus anos de ensino médio, sem amigos que pudesse contar já que todos viam ele como um garoto rico e mimado para se aproveitar, e dormindo com garotas que mal conhecia.
Nos dormitórios, ele divide quarto com Hisaya Yano, um estudante modelo e bolsista. Por ser uma escola de alto padrão, Yano sempre estava se dedicando ao máximo nos estudos para manter sua bolsa, mas sempre ficava em segundo lugar perdendo para seu colega de quarto que estava sempre por aí bagunçando e chegando tarde nas aulas usando o passe de ser de uma família privilegiada na escola. Eles nunca foram amigos e seria impossível com a competição silenciosa pelo primeiro lugar e a fama de mulherengo de Odajima.
No começo não temos uma visão do passado de Odajima, por ser um mangá, nós como leitores sempre esperamos um passado que tornou o personagem assim, mas o que aconteceria se encontrássemos uma pessoa com essas características na vida real? Então em nenhum momento julguei o Yano por achar o Odajima irritante, até porque muitos outros personagens da trama achavam isso. Mesmo todas as suas atitudes sendo o resultado da irresponsabilidade e agressão emocional dos adultos que deveriam lhe proteger, não seria fácil conviver com ele.
Tudo se torna mais complicado para Yano quando ele ver Odajima dormindo com uma garota na escola, a confusão de não saber porque seu corpo reagiu aquilo e ter sido flagrado faz com que duvidas apareçam em sua mente. Antes tudo que exista antes era seus estudos e suas irmãs (o protagonista é babão das irmãs, mas é fofo), e ele passa a não saber lidar com os pensamentos que envolve Odajima tentando fugir de tudo aquilo.
A partir disso vemos os dois encarando os sentimentos que tem da sua própria forma, com uma dificuldade a mais para o Odajima que precisa também ir contra a ideia que sua mãe colocou na sua cabeça desde o início da puberdade. Mais do que se apaixonar, para ele também é um processo de cura de todas as feridas que lhe deram e ele mesmo fez em si.
Pittosporum é sobre repensar na influência que nossas relações tem sobre as nossas decisões, mesmo sendo essa uma relação de pais e filho. Apesar de pensar que estava protegendo seu filho, a mãe de Odajima criou feridas constantemente que poderiam ter ficado abertas por muito mais tempo se não Yano não tivesse entrado na vida dele. E sobretudo, para todos os adultos que leem pensar bastante sobre suas atitudes e falas com outras pessoas, mesmo coisas simples podem reverberar transformando a personalidade de alguém.
Quem seria Odajima se aquilo não tivesse acontecido? Nunca iremos saber, mas podemos ficar felizes por ver ele mais feliz quando a história termina.
Sendo um mangá curtinho, conta a história de dois adolescentes que descobrem que gostam um do outro, lutam contra as ideias contraditórias e sentimentos de confusão para ficarem juntos. Adolescentes apaixonados não são sempre refrescantes? É sempre lindo ver o primeiro amor de outras pessoas acontecerem.
Com uma história um pouco mais pesada, ainda tem momentos de descontração para rir e achar fofo alguma atitude fofa dos personagens. Menção honrosa para o péssimo senso de direção Yano, te entendo totalmente!
Sinopse: A história se passa no dormitório masculino de uma prestigiosa escola mista. Apesar de ser uma pessoa talentosa, séria e trabalhadora, o simples Yano sempre ficou preso ao segundo lugar no ranking da escola. Seu colega de quarto, Odajima, por outro lado, é o melhor classificado que não é apenas abençoado em intelecto e aparência, mas também é um playboy.
Yano vê Odajima como uma criatura de outro mundo e seu inimigo natural. Enquanto vivia junto com ele, Yano nunca imaginou que as coisas começariam a se desenvolver de forma purulenta entre eles.
Você pode ler esse manhwa em:
- INKR (Versão em inglês)
Veja também nossa matéria sobre onde ler as obras que postamos aqui.