Skip to content

Caso você ainda não tenha assistido Let Free the Curse of Taekwondo, ou liberte a maldição do taekwondo, esse é o sinal que precisava para ir direto assistir. Como uma fã de melodrama, para mim esse foi um dos melhores BLs que assisti esse ano, estou apaixonada por ele desde o primeiro episódio. Com certeza é lindo suspirar por amores puros e perfeitos, mas são os mais humanos e falhos que podemos nos identificar e ter empatia.

A história acontece em dois momentos, quando os protagonistas se conhecem no final do ensino médio e 12 anos depois que se separam no mesmo ano que se conheceram. Sim, temos uma quebra de tempo ENORME, mas isso não tira o encanto da obra, pode acreditar que tudo faz sentido.

Começamos em uma cidade pequena do interior. Os pais dessa cidade, por algum motivo inexplicável, deixam seus filhos ex-alunos de taekwondo, serem disciplinados pelo mestre de um dojô que frequentaram. Eles também já foram colegas do protagonista Lee Do Hoe, filho do mestre do dojô. 

Lee Do Hoe é um jovem que se esconde dentro da casca que criou para se proteger do mundo, apesar de disfarçar bem, toda sua personalidade foi moldada ao redor das cicatrizes que ganhou ao longo da vida. Vítima de violência doméstica com desculpa de disciplina, ele se tornou uma pessoa que não tem em quem confiar, pelo desespero de sair de casa e ser bem sucedido é o melhor aluno da escola, o que criou grandes expectativas em todos.

Em um dia de chuva , Sin Ju Yeong chega na casa de Lee Do Hoe para receber treinamento de conduta e taekwondo. Ele é determinado e extrovertido, um jovem que faz as pessoas ao redor brilharem, com o tempo consegue ir furando a grossa casca do seu companheiro de casa. Logo eles se tornam importantes um para o outro. 

Let Free the Curse of Taekwondo – 2024 – Autor: Hwang Da Seul

Começamos a ver os pequenos indícios de uma paixão, quando eles dedicam seu tempo e atenção para fazer o outro feliz. Acontece de forma tão natural que o momento que se apaixonam não é realmente claro, mas acho isso ainda mais bonito.

Os dois passam os dias fazendo pequenas coisas um para o outro por algo simples que eles falaram, caminhadas longas para comprar sorvete de alho, planos mirabolantes para fazer nevar em uma cidade que não neva e ir pegar o outro na escola quandk chove. O que nos faz pensar como eles serão quando começarem a namorar. 

Logo no primeiro episódio temos a cena do guarda-chuva, diretores vocês não deram a importância devida a essa cena! Naquele momento havia uma fala não dita de: eu estou aqui! e um alívio por não está mais sozinho.

Os momentos de brincadeira e descoberta do primeiro amor da adolescência acabam quando a primeira neve acontece na cidade depois de muito tempo, como se marcasse o início de uma maldição, o destino os separou. E após 12 anos, a mesma neve que foi cenário da separação, os viu se encontrar novamente. 

Mas naquele encontro o Lee Do Hoe que o Sin Ju Yeong encontra é totalmente diferente daquele que conheceu e se apaixonou na adolescência. A casca ao redor dele tinha se tornado mais grossa e inquebrável, havia uma barreira entre eles grande para ser superada, as mágoas e sentimentos não resolvidos dos dois eram pesados demais para serem ignoradas.

Lee Do Hoe faz tudo para provar que superou sua vida antes de sair de casa e provar que é totalmente diferente do pai, mesmo que isso signifique ter que ignorar tudo que viveu no passado. E Sin Ju Yeong quer apenas uma coisa: não ser abandonado novamente.

Nesse ponto muitas pessoas já estão odiando o Lee Do Hoe, o que é totalmente compreensível, algumas pessoas provavelmente continuaram a odiar mesmo sabendo de toda a história dele. É nesse lado que considero o drama muito humano, o orgulho e arrogância da parte deles os afastou, e foi preciso deixar tudo isso de lado para se aproximarem novamente sem se importar o quanto vulnerável isso significasse ficar. 

Let Free the Curse of Taekwondo – 2024 – Autor: Hwang Da Seul

“Não importa o que você faça, o tipo de pessoa que você é ou como você vai acabar, eu gosto de tudo.”

Ao fim, vemos um recomeço para os dois, uma vida comum de pessoas comuns, mas que se amam. Concordo com Sin Ju Yeong quando ele fala que encontrar um amor como esse já é o desejo de muitas pessoas. Adorei namorar o namoro deles e odiar os pais abusivos que aparecem ao longo do drama. 

Ao longo dos 8 episódios com média de 30 minutos vamos ver o desamparo de não ter um lar, a alegria do primeiro amor, a esperança de finalmente sonhar, a tristeza e desespero da primeira despedida, a angústia do reencontro e a ansiedade por um amor que nunca se foi. 

Para encerrar, existe uma característica que me encanta nesse drama, as cenas mais quietas que combinam totalmente com o clima, as cores, a falta de trilha sonora em alguns momentos e os cenários que não sobrecarregam a cena para que a ação e/ou fala seja o destaque. Bati palmas quando me vi presa em uma cena assim e entendi o porquê. E aqui deixo a advertência que esse drama é maravilhoso e lhe prende sim, mas apenas se você estiver aberta a sentir as emoções dos personagens e tentar entendê-los. É perfeito para os fãs de melodramas que estão procurando algo diferente dos bls mais tradicionais. 

Sinopse: O estudante do ensino médio Do Hoe mora com seu pai, que dirige uma academia de Taekwondo em uma área rural. Ele despreza a atmosfera violenta e brutal de sua casa. Um dia, seu alegre e brilhante colega Ju Young, que sonha em ir para a faculdade com especialização em Taekwondo, vem de Seul. Com a chegada de Ju Young, pequenas e grandes alegrias começam a preencher a vida anteriormente sombria de Do Hoe. No entanto, a cultura opressiva simbolizada por seu pai acaba distorcendo o relacionamento deles e, após um incidente inesperado os separar, eles se reencontram dez anos depois. O drama aborda calorosamente a transformação de sentimentos que começam com uma excitação inocente em um amor profundo que abraça e cura as feridas um do outro.

Você pode assistir esse drama em: 

  • iQIYI (Versão em Espanhol e Inglês)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *