Quando se está encarando um momento difícil, sempre vai parecer que não tem fim. Quando somos crianças devemos ter pessoas para nos apoiar e quando adultos se espera que já tenhamos aprendido a como encarar o mundo. Isso porque já apanhamos bastante na adolescência tentando nos virar sozinhos. Para boa parte de nós é um período da vida realmente solitário. 

Em bittersweet, a Mary representa todos os momentos turbulentos como a solidão, auto descoberta e aceitação, e muitos outros assuntos de uma forma mais acolhedora. Ninguém precisa sofrer sozinho sempre e enquanto passamos pela trama percebemos o quanto cada personagem fez diferença só por ter estado presente em um momento difícil. Como ela diz: a principal mensagem de bittersweet é de amor e esperança. 

Bittersweet é um quadrinho nacional, que começou como uma webcomic e depois ganhou uma versão física. Criado pela Mary Cagnin em 2019, foi o primeiro bl nacional que li e como conheci a Mary, estava sempre atualizando o Instagram atrás de novos capítulos, então vocês estão com sorte dele tá completinho e ainda com a versão digital gratuita!!

Todos os personagens são bastante identificáveis, logo no começo temos Nathan em crise por conta de ser domingo. Nesse mesmo dia ele conhece Eric, um garoto estranho que lhe dá uma aula sobre um produto no mercado.

Logo conhecemos os amigos de Nathan: Ian, um amigo leal, Sara, a ex namorada que você não irá odiar, e Fran, a garota que gosta dele atualmente, mas que você também não vai odiar. Uma das coisas que mais gosto em bittersweet é que não odiamos as mulheres. É comum em bls a construção de ódio voltada para as mulheres como se fossem inimigas, quando na verdade só estão sendo fiéis aos sentimentos delas. Deixo aqui o spoiler que as duas tem um desenvolvimento bem legal na história, separadamente, que nos deixa com vontade de saber mais!

Aos poucos vamos entendendo os dilemas que o Nathan tem, um garoto bissexual assumido e de aparência padrão, mas que não tem muita confiança em si mesmo e fica paralisado em alguns momentos quando ver uma chance de ser rejeitado. Enquanto do outro lado temos Eric, um garoto gay que teve momentos bem difíceis no passado mas aprendeu a superar eles. 

A colisão do mundo dos dois traz momentos que ficamos com o sabor doce de tanta fofura e amargo quando algo que não deveria ser dito vem ao mundo e pode se tornar uma cicatriz no futuro.

Temos uma história emocionante em que vemos como os encontros da vida podem nos fazer pessoas melhores e nos ajudar a superar todos os desafios. 

Para quem escolher ler no tapas, tem 4 capítulos extras especiais disponíveis. Então também deem uma conferida lá!

Bittersweet – 2019 – Autor: Mary Cagnin

Sinopse: “Eu não era do tipo de cara que acreditava que algo pudesse durar para sempre. Existiu um tempo em que eu achei que não podia gostar de alguém tanto assim. A maior parte do tempo eu estava apenas…. existindo. Mas às vezes encontramos pessoas em nossas vidas que são capazes de mudar tudo…”

Você pode ler essa comic e ter mais informações da autora e outras obras que ela escrever em: marycagnin.com

Além de quadrinista e ilustradora, a Mary é professora, com vídeos gratuitos no YouTube para você que desenha ou está começando, e também os cursos pagos que estão disponíveis no site acima.

A obra tem episódios mais maduros classificados como +18

Você pode ler esse webtoon em: 

  • Tapas (Versão em Português e Inglês)
  • PDF

Veja também nossa matéria sobre onde ler as obras que postamos aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *