Faz muito tempo que normalizamos o “trabalhe enquanto eles dormem”, mas qual o limite disso? Numa sociedade em que as pessoas são cobradas a serem perfeitas e seu status social determina o quanto cada uma vale, Hirokuni Watari vende sua alma para uma empresa que não o valoriza e mina sua autoestima. Ele é um trabalhador comum que acabou virando alvo de um chefe babaca que se aproveita do seu emocional já fragilizado para explorá-lo.

Para quem não teve uma experiência de emprego em um ambiente pelo menos um pouco insalubre até agora, o pensamento de “por que ele aguenta tudo isso?” pode vir a cabeça em muitos momentos durante os episódios. Assim como todas as cenas tristes da ficção, seria ótimo se fosse apenas uma história, a questão é que a arte imita a vida e muita gente vive por aí em situações parecidas. Para essas pessoas espero que esse drama possa ser um despertar para pensar. 

A proposta perfeita não é um drama que se destaca entre os vários famosos bls japoneses, então adiei um pouco começar, mas o plot de amigos de infância sempre me captura. 

Kai Fukaya encontra Hirokuni Watari no seu pior momento, desmaiado no meio da rua, com seu corpo falhando por conta das longas horas de trabalho e emocional destruído devido ao assédio moral constante do chefe que o fez duvidar de si. No meio da inércia de sofrimento, Kai chega para despertar Hiro, o fato de terem se conhecido quando eram jovens, faz com ele lembre do seu eu mais jovem e idealista que tinha sonhos além de trabalhar, voltar para casa e dormir. Aos poucos Hiro vai percebendo o quanto se distanciou mesmo dele e acompanhamos a vergonha e frustação de não se reconhecer mais.

Confesso que tenho um carinho pela figura que o Kai representa na trama, alguém que vai lhe dar motivos para voltar para casa e lhe acolher quando chegar, aos poucos ele faz o Hiro lembrar do que é realmente importante na vida, como uma boa alimentação, momentos divertidos e uma boa noite de sono. Todas essas coisas que o Hiro tinha mais dificuldade de ter durante os últimos anos desde que começou a trabalhar.

“O amanhã vai chegar mesmo que você não durma.

Tem razão.”

Hiro e Kai são pessoas que tiveram sua autoestima e amor próprio perdidos durante a vida, e durante a trama, através da convivência deles, vemos os dois se encontrando novamente para começar uma relação. 

É um drama bom para pensarmos em que direção estamos seguindo e como estamos lidando com as situações que acontecem na nossa vida. Aceitar tudo e guardar dentro de si todos os sentimentos com o Kai nos primeiros episódios, demonstra o medo do abandono e a falta de segurança em si. Quanto da nossa personalidade estamos matando? Quantos dos nossos limites estamos ignorando?

A proposta perfeita cumpre o papel de fazer pensar sobre a cultura de produtividade atual, principalmente em um país como o Japão, se tornando um bom drama para quando se sentir meio perdida no limbo dos dias iguais, mas sem um peso de melodrama, mesmo que um desenvolvimento profundo dos protagonistas seria muito bem-vindo! 

A Proposta Perfeita – 2024 – Autor: Tsurukame Mayo

Sinopse: Hirokuni Watari é um trabalhador comum que está à beira do colapso devido ao seu trabalho estressante e ao seu chefe exigente. Sem tempo para se alimentar direito ou dormir o suficiente , sua saúde se deteriora mais e mais a cada dia. Em um dia exaustivo, ele acaba desmaiando na calçada, mas é reconhecido por seu amigo de infância Kai Fukaya. Kai precisando de um lugar para ficar se oferece para cozinhar todas as refeições de Hiro em troca de hospedagem. Esse acordo é o suficiente para transformar a vida de Hiro, proporcionando conforto e companheirismo. No entanto enquanto Kai espera que o relacionamento deles se transforme em algo mais, Hiro parece continuar em cima do muro. Foi baseado em um mangá de Tsurukame Mayo e dirigido por Horai Tadaaki.

Você pode assistir esse drama em:

Você pode ler esse mangá em:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *